sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Já para fora de casa!!!


"Criamos os filhos para o mundo"!!!. Lembro-me de ter ouvido essa frase por quase toda a minha infância e adolescência... Apesar de não ter dado muita atenção na época, logo percebi como eram sábias as palavras de minha mãe...
Saí de casa aos 18 anos, partindo de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para uma "semi" capital paulista, São Bernardo do Campo, situada no Grande ABC... éra tudo o que eu sempre havia sonhado.. faculdade e liberdade!!!
Longe dos olhos e da proteção dos meus pais (sem falar na roupa lavada e passada) me descobri sozinha, num lugar completamente novo e com muitas responsabilidades em minhas costas...
Até então nunca tinha acreditado na afirmação "sofrer é crescer", afinal, atingir a maioridade sempre significou liberdade, ou seja, fazer tudo aquilo que era proibido na adolescência...Ao pisar fora do território familiar, me deparei com as vantagens e desvantagens de viver só... tarefas domésticas como lavar roupa, passar, fazer supermercado e cozinhar ganharam uma certa prioridade...
Em diversos países, sair de casa jovem é um rito passagem natural para a vida adulta. Uma espécie de serviço militar obrigatório para deixar de lado a depêndencia doméstica e provar que é possível se virar sozinho...No Brasil, as condições econômicas tornam o ato de sair de casa um privilégio.. mas é claro que essa não é a única razão para ver tantos jovens de clase média, muitos deles com mais de 30 anos ( e não tão jovens assim.. rs!), protegidos no ninho dos pais. Além das diferenças culturais, há uma certa mentalidade que não estimula a autonomia dos jovens e talves o traço mais visivel disso esta na resistência que nós temos á aceitar trabalhos considerados "menos nobres", acho incrível como por aqui tarefas como trabalhar em um fast food, servir mesas em restaurantes são vistas com menosprezo.
Os pais também são culpados disso, pois preferem ver seus filhos fazendo nada sob suas asas a vê-los batalhando seu espaço... ficam preocupados com que as outras familias vão pensar, como se eles não tivessem capacidade de sustentar os seus proprios filhos...
é uma herança da velha mentalidade da casa grande que preparavam seus filhos para se tornarem "barrãozinhos" e deixar para os escravos as tarefas pesadas...Sem a disposição para ganhar dinheiro antes de receber um diploma, perde-se a capacidade de desenvolvimento de um espirito empreendedor e de ganhar auto suficiencia para realizar até mesmo tarefas domésticas. Ironicamente só ganhamos essa autonomia quando vamos estudar em outro país.. ai sim aceitamos trabalhos como baby sitter e afins....
Vejo com normalidade jovens entediados clamando por autonomia sentados á fernte da TV.. agora eu pergunto.. como alguém pode ser indenpendente sem ralar um pouco pelo próprio futuro sendo que possui tudo de mão beijada??

Nenhum comentário:

Postar um comentário